Login   Senha   Entrar

Perguntas e Respostas

 

Qual é a diferença entre auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez?

É comum confundir os auxílios doença e acidente com a aposentadoria por invalidez. Na verdade, o segurado só pode requerer esse tipo de aposentadoria, se o médico perito do INSS aprovar, depois de ter usufruído do auxílio-doença ou do auxílio-acidente.

Vejam as diferenças entre os dois auxílios e a aposentadoria por invalidez:

Auxílio-doença ? É para uma incapacidade temporária. Pode ser requerido pelo segurado que, por doença ou acidente, não possa trabalhar por mais de 15 dias consecutivos. A partir do 16º dia, o INSS é responsável pelo pagamento do benefício.

Auxílio-acidente - É pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com seqüelas que reduzem sua capacidade de trabalho. É concedido aos segurados que já recebiam auxílio-doença acidentário.

Aposentadoria por Invalidez - Concedido ao trabalhador que, por doença ou acidente, for considerado pela perícia médica da Previdência Social incapacitado, de modo permanente e definitivo, de exercer suas atividades ou qualquer outro tipo de trabalho que lhe garanta o sustento.


 Voltar

Renato Follador
Esclareça todas as suas dúvidas sobre Previdência com RENATO FOLLADOR.
O Cara da Previdência.

 

Conheça as vantagens do assinante
Assine por 30 dias e tenha:

 04 Simuladores com orientações técnicas

 01 E-Book


                Assine Agora
Siga o Follador
 
Cadastre-se

Faça seu cadastro agora para receber nossa newsletter e informes.

Nome:

E-mail:
Blog do Follador
            Home  |  Quem Sou  |  Programas da CBN  |  Simuladores  |  Educação Financeira e Previdenciária  |  Consulta Virtual  |  Contato
Rua Marechal Deodoro, 500 Conjunto 75 - CEP: 80010-911 - Curitiba - Paraná - Brasil
Tel.: (41) 3013-1483 - E-mail: atendimento@renatofollador.com.br

O site tem o propósito informativo. E as recomendações sugeridas pelo autor refletem sua opinião pessoal. Os resultados apresentados em simulações seguem projeções, sem qualquer validade legal.
A projeção de situações futuras certamente sofrerá variações em decorrência de alterações econômicas, financeiras e legais.