![]() |
Empresas E Governos Vão Ter Que Oferecer Previdência Privada |
![]() |
O termo empresário está tão desgastado que até traficante se declara como.
Empresários que engrandecem o termo são poucos, os chamados empreendedores.
Tem empresário que ainda não percebeu que seu maior patrimônio hoje em dia, na era da tecnologia, é seu quadro de colaboradores. E não se tocou que a reforma da previdência vai diminuir ainda mais aposentadorias deles no futuro.
Tem coisas que pesam muito no orçamento do trabalhador em fim de carreira, uma do lado da despesa, o plano de saúde, e outra do lado da receita, a falta de um complemento ao INSS, de uma previdência privada.
Pois esses dois ingredientes são os que vão fidelizar colaboradores daqui para a frente. Vão manter os melhores e vão aumentar a competitividade das empresas.
Aliás, é até uma questão financeira: empresas que contribuem para a previdência privada podem abater até 20% do seu lucro com o dinheiro que depositam para seus colaboradores.
As grandes estatais e multinacionais sabem disso há muito tempo. Talvez não seja por outra razão que os melhores quadros estejam nelas.
Até o setor público, que sempre garantiu integralidade de salários na aposentadoria, e por isso atraia muita gente em concursos, depois da reforma vai ter que oferecer previdência privada para seus servidores. Ou vai ter que se contentar com gente que aceite receber de aposentadoria só o teto do INSS, que é de uns R$ 5.500,00.
É hora dos patrões acordarem para a nova realidade que chega.
Consultas sobre finanças e previdência: (41) 3013-1483